POLISHOP

sábado, 28 de janeiro de 2012

A Socialização Primária: Primeiros Dias Como Agentes Sociais.



O nascimento de um bebê é composto de muitas novidades para a família, amigos e inclusive para o próprio ser, que é recebido pelo mundo, onde conceitos, costumes e crenças os quais irá vivenciar, encontram-se pré-estabelecidos pela sociedade. Podemos acreditar que o processo de socialização na vida humana tem inicio muito antes do nascimento, a sociedade já demonstra uma preocupação social conosco enquanto ainda estamos no útero, como por exemplo, o cuidado com a gestante, com a nossa alimentação, através de quem nos ensinará os primeiros passos da vida.
Porém a socialização real se dá nos primeiros dias de vidas. Nascemos com uma inocência extrema e toda criança com sua conduta própria é guiado para a vida ao ser ensinado e até mesmo ao observar o agir dos pais. Na Infância primária embora sejamos ainda seres inocentes temos vontades e necessidades próprias que nos são impostas pelo organismo, como as necessidades fisiológicas, no caso da criança, o horário do almoço é pré-estabelecido, o uso do banheiro é limitado a um espaço adequado, porém nem todas as suas vontades são atendidas pelos maiores e sua racionalidade obtida através de suas experiências vividas, racionalidade essa que passará fazer parte da consciência da criança em sua adolescência ou juventude.
Consideramos agora pelos fatos já citados, que a sociedade se internalizar em seus indivíduos, esse processo nos transforma em membros da sociedade, as regras impostas automaticamente logo em nosso nascimento não são apenas necessidades, mas também fazem parte da cultura de um determinado povo, enquanto em algumas sociedades as crianças se alimentam apenas do leite, em outras essa regra é optativa, embora seja o recomendável. De certa forma somos modelados pela sociedade, os hábitos, costumes e cultura obtidos na primeira fase da vida nos torna membros ativos da sociedade.
O processo de socialização primária através da internalização da linguagem nos disciplina com as normas básicas da sociedade, nos inserindo no primeiro e principal grupo social, capaz de nos constituir com afeto e disciplina, no preparando para a vida, a família.

4 comentários: